Latest Entries »

sábado, 27 de março de 2010

Comunicar



Comunicar "consiste em transferir informações e trocar experiências de forma a tornar mais fácil a vida individual e colectiva"

É uma forma de conhecermos e de nos darmos a conhecer; de aprender e ensinar... um processo tão simples e ao mesmo tempo tão complicado...

Há muito que oiço dizer que o português é traiçoeiro, mas sem ter esse aspecto em conta, o simples processo de comunicar o que nos vai na alma, o que nos chateia, o que nos agrada... é por vezes difícil... 
E eu pergunto "Porquê?". Porque é que em certas situações é tão difícil falar uma língua que já está mais que aprendida?

Talvez não seja pela língua, mas sim, pelo que nos passa no pensamento. Isso sim! Difícil é expressarmos o que nos vai na alma, os nossos sentimentos, o que nos está a passar pela cabeça no momento.

Dependendo das situações, na ânsia de querer dizer alguma coisa, a língua parece que se enrola como se estivéssemos a ter um ataque epiléptico e as palavras saem todas mal.
Ainda no outro dia, dei por mim a dizer "latinhas ensardadas" quando queria dizer "sardinhas enlatadas". Só tive vontade de agarrar numa tenaz e tirar a língua cá para fora! O que vale é que os interlocutores não se aperceberam ou foram simpáticos e disfarçaram... mas também não era grave... seria um bom motivo para gargalhada.

Outra situação é quando estamos com um amigo especial e aparecem aqueles momentos de silêncio. Quando me encontro nesta situação, penso tanto no que hei-de dizer, passa-me tanta coisa pela cabeça, de tal forma, que o tico e o teco têm um colapso com a sobrecarga e no cérebro fica apenas um vazio, uma imagem como a do final de emissão que antigamente aparecia na TV às riscas de todas as cores e com um bip sonoro contínuo bastante irritante. No meu caso esse bip demonstra o ritmo cardíaco dos meus únicos e falecidos neurónios de estimação...

Já que muitos loucos na psiquiatria acreditam que lhes foi colocado um chip na cabeça, vou ter o meu momento de loucura e solicitar um chip onde poderia armazenar todas as ideias interessantes, todos os tipos de conversa possíveis e ainda os desbloqueadores de conversa do Nuno Markl. Com um simples piscar de olhos ou toque na orelha, poderíamos fazer o download do que queríamos e pronto! Venha a conversa! A comunicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário