Latest Entries »

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Viagens da minha vida - La Belle France, La Belle Vie

Foi nas minhas férias grandes (belas férias), no ano de 1996, em que tive a minha primeira oportunidade de emancipação... embora tenha sido limitada...

Nessas férias, foi possível ir a França onde tenho lá família. Deu para ir e vir à boleia com os meus primos. Viagem de ida e volta de muitas horas porque ainda não havia a autoestrada que agora dá para reduzir uma viagem de 16 horas para 12... mas como se costuma dizer, o que é novidade não custa... soube que nem ginjas sair 15 dias inteirinhos das saias da mamã...

E lá fui eu toda feliz e contente para Graulhet que fica entre Toulouse e Albi no sul de França. Já agora, fica aqui uma imagem...

Nesta bela localidade, existem várias fábricas de tratamento de peles que acolhem muitos dos emigrantes portugueses, um deles, o meu tio.

Também existe a "fábrica de pós"... atenção, nada de pós para "snifar", mas sim aqueles preparados para se fazerem gelatinas, pudins e afins... pós esses que fizeram com que um primo meu, que trabalha lá, não pudesse ver mais à frente todo o tipo de sobremesas que incluíssem gelatina... Ó meus amigos, a gelatina é tão boa... sabe tão bem fresquinha e tremeliquenta... como é possível não poder nem cheirá-la! Por este raciocínio, aqui a "je" tem de ir trabalhar numa fábrica de chocolates a ver se os enjoa de vez!!!

Mas continuando... tive também a oportunidade de ir a uma patisserie comer uma bela "chocolatine", ao que nós chamamos de croissant de chocolate... e como manda a tradição, comprei uma enorme baguete que carreguei por baixo do meu sovaco à bela moda franciú... é de frisar que a dita estava bem embrulhada e protegida...


Andei a "cavalho" num burrito parecido com o chato amigo do Shreck, mas muito mais mal-cheiroso... diga-se de passagem...



A propósito de burrito, fez-me lembrar aquela famosa música do Fernando Correia Marques:

"E quando quero ver aquele amor meu"
"Eu pego no burrito e lá vou"
"Burritooooooooooooo ai ai burrito, ai ai burrito"

Amor não vi nenhum, ia era vendo o chão, não fosse o meu primo a agarrar o pestilento burrito pelas rédeas.... "ai ai burrito, não me dês nenhum coice!!!" rezei eu religiosamente...

Depois da aventura com o "belo e simpático" asno, lá fui eu relaxar para a Valras Plage... hummmm...

A seguir à diversão e ao relax veio o momento cultural. Visitei a catedral de Albi, a catedral M (onde comi um belo sunday de caramelo) e fui ver o museu Toulouse-Lautrec. Deixo aqui alguns posters, alguns deles bem conhecidos, vejam se reconhecem algum...



Foram quinze dias passados à grande e à francesa, não tivessem sido passados em França...


Passados esses dias lá tive de voltar novamente para a mamã ansiosa e saudosa... quanto à verdadeira emancipação, essa tive de esperar mais alguns anitos, mas essa é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário